Buscar

Jovens que usam cigarro eletrônico têm mais chances de tornarem-se fumantes diários

Foto: Sean Gallup/Getty Images

Jovens que experimentam cigarro eletrônico têm três vezes mais probabilidade de se tornarem fumantes diários com o passar dos anos se comparados a quem nunca usou o dispositivo, sugere pesquisa da Universidade da Califórnia, em San Diego. Assim, a popularização do chamado “vape” pode causar efeito inverso ao esperado durante seu lançamento - o de diminuir o número de jovens que fumam cigarros convencionais.

O hábito de fumar pode não ser mais o mesmo depois da pandemia. Ainda segundo o estudo, quanto mais produtos de tabaco os jovens experimentam, maior é a probabilidade futura do vício no cigarro.

Para essas conclusões, foram analisados dados entre 2013 a 2017 da PATH (Avaliação da População em Tabaco e Saúde) nos Estados Unidos, que inclui quase 50 mil estadunidenses entre 12 e 24 anos. A pesquisa aponta que pouco mais de 60% dos entrevistados nessa faixa etária experimentaram um produto de tabaco em algum momento e que 30% utilizaram vários deles. Aqueles que fizeram uso de muitas alternativas diferentes tiveram 15% mais chance de se tornarem fumantes diários do que aqueles que experimentaram apenas um tipo de produto. Adolescentes que adotam os cigarros eletrônicos antes dos 18 anos tem maior propensão a adotarem uma rotina diária com o fumo do que aqueles que tentaram fumar mais tarde na vida. Apesar de todas essas variáveis, não é possível afirmar que cigarros eletrônicos por si só estão levando mais pessoas a fumar. “Se você experimentou apenas um produto, sua chance de se tornar um fumante diário é mínima”, diz John Pierce, da UC de San Diego, à revista Wired. O “vape”, apontado por muitos como uma alternativa mais segura aos cigarros, auxiliando aqueles que têm dificuldade em largar o vício, contém nicotina, mas é livre do alcatrão e de muitos dos produtos químicos tóxicos que a fumaça do tabaco contém. Seu uso contínuo pode causar a redução da capacidade dos pulmões de combater infecções, um grande motivo de preocupação durante a pandemia da covid-19.


Fonte: https://gq.globo.com/Lifestyle/noticia/2021/01/jovens-que-usam-cigarro-eletronico-tem-mais-chances-de-tornarem-se-fumantes-diarios.html

15 visualizações