Buscar

Estimativa 2020 Incidência de Câncer no Brasil



Além da altíssima incidência de câncer de mama no mundo ( 2,3 milhões de casos novos – 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres estimados em 2020 (1), ele é também a causa mais freqüente de morte por câncer nessa população , cerca de 15,5% dos óbitos por câncer em mulheres em 2020 (2).

O consumo de álcool é um dos principais fatores de risco modificáveis para o câncer de mama, causando 07 de cada 100 novos casos diagnosticados na Região Europa .

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer – International Agency for Research on Cancer( IARC) estima que em 2020 o consumo de álcool foi responsável por quase 40.000 novos casos de câncer de mama na Região Europa da Organização Mundial de Saúde ( OMS) (2) .

COMO PREVENIR RISCO DE CÂNCER DE MAMA ASSOCIADO AO CONSUMO DE ÁLCOOL:

O álcool é classificado pela IARC como Grupo 1 dos agentes carcinogênicos humanos, ligados a sete tipos de câncer ( além de mama, boca, faringe, esôfago, fígado ,laringe e câncer colorretal ).

Não há nível seguro de consumo de álcool, por exemplo, o risco de câncer de mama , aumenta com CADA unidade de álcool consumida por dia . Mais de 10% dos casos de câncer atribuídos ao álcool, aumentam com o consumo de uma garrafa de cerveja ( 500 ml ) ou duas taças pequenas de vinho ( 100 ml cada ) todos os dias. Para o câncer de mama : 01 em 04 casos de câncer atribuídos ao álcool na Região são causados por este nível de consumo.(3)

REDUÇÃO DO PREJUÍZO CAUSADO PELO ÁLCOOL NA EUROPA :

A OMS recomenda como medidas para reduzir o consumo de álcool e casos de câncer ligados ao álcool :

  1. Tornar o álcool menos acessível ( por ex. através do aumento de taxas )

  2. Banir ou restringir anúncios e marketing relacionados ao álcool.

  3. Reduzir disponibilidade de álcool ( por exemplo através da regulamentação de horário de vendas )

A OMS também recomenda aos países da Comunidade Européia colocação de alertas de saúde nas bebidas alcoólicas.

O Programa da OMS Europa 2020-2025 prevê iniciativa contra o câncer ,com o objetivo de eliminar essa doença como uma das que ameaçam vidas na Região Europa .

REFERÊNCIAS :

  1. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva .Estimativa 2020. Incidência do câncer no Brasil .Rio de Janeiro .INCA, 2019 .Disponível em https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf

  2. International Agency for Research on Cancer . Cancer today.Lyon:WHO, 2020. Disponível em :https://gco.iarc.fr/today/home

  3. Kiaer T. Alcohol is one of the biggest risk factors for breast cancer. WHO Europe Press . Copenhagen 20 October 2021.



Ana Beatriz Balieiro Abrahao Psicóloga Clínica, Comunicadora-

Colaboradora do - GREA -IPqFMUSP

Especialista em Psicopatologia Fenomenológica e Pós Bacharelado em Columbia University New York City



138 visualizações