top of page
Buscar

Dr. Roberto Kalil entrevista Arthur Guerra, psiquiatra e professor universitário | SINAIS VITAIS

Via CNN


Assista a entrevista em :



Nesta semana, o programa CNN Sinais Vitais, apresentado pelo cardiologista Roberto Kalil, discute as perspectivas e os desafios do combate à dependência química como problema de saúde pública. A doença crônica, em muitos casos, pode levar à morte por overdose.

O CNN Sinais Vitais vai ao ar nesta quarta-feira (14), às 22h30, logo após o Jornal da CNN, na faixa nobre da CNN Brasil. No episódio, os psiquiatras Arthur Guerra e Dartiu Xavier mostram visões distintas na abordagem dos pacientes e nas linhas de tratamento.

Um dos maiores riscos do uso de drogas é a overdose, que pode levar ao colapso do organismo e à morte. “Em alguns casos a overdose é deliberada. Eu diria que por volta de 20% dos casos. Mas a grande maioria, 80%, é acidental, a pessoa mediu errado, não calculou bem a quantidade que iria usar”, explica Xavier.

Para Guerra, o risco também está presente no abuso de medicamentos de uso controlado.

“Metade dos pacientes que nós recebemos no pronto-atendimento do Hospital Sírio-Libanês ingeriu alguma droga prescritiva”, afirma.

Segundo o especialista, houve um aumento no consumo de drogas durante a pandemia, por jovens e adultos, relacionado à pressão psicológica no período.

(veja entrevista no vídeo acima)

O programa mostra ainda histórias de pessoas que superaram a dependência química, como a do enfermeiro Rodrigo Ramalho, que era viciado em cocaína e medicamentos e sofreu duas overdoses, uma delas depois de ingerir 540 comprimidos.


“Queria anestesiar a dor com cocaína. A dor estava lá e eu queria esquecer. Eu utilizava qualquer coisa para esquecer. Minha vida era essa", desabafa Ramalho.

Ao longo do programa, ainda é possível conhecer caminhos que ajudam dependentes e familiares a lidar melhor com o problema. “Quando a pessoa chega no limite da overdose, a dependência já aconteceu”, afirma Roberto Kalil. Porém, o dependente não pode se ver como um fracassado. “Ele só pode acreditar que vai fracassar se não aceitar o tratamento", conclui.


Avanço das pesquisas na área

A equipe viajou para Goiânia para conhecer uma pesquisa promissora que criou um antídoto capaz de reverter a overdose de cocaína e evitar a morte do paciente. A substância não existe no mercado e foi desenvolvida pela equipe do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica e Nanotecnologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).


“A nanopartícula que nós desenvolvemos age capturando a droga que está solúvel no sangue, fazendo com que ela entre para o interior da nanopartícula, onde sofre uma pequena modificação química e não consegue mais sair. Com isso, conseguimos aprisionar uma quantidade excessiva de droga que estaria circulando no sangue com capacidade de exercer seus efeitos tóxicos tanto no sistema circulatório e no coração quanto no cérebro”, conta a professora Eliane Martins Lima, coordenadora da pesquisa.



https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/07/13/cnn-sinais-vitais-aborda-combate-a-dependencia-quimica-e-os-perigos-da-overdose

40 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Estimativa 2020 Incidência de Câncer no Brasil

Além da altíssima incidência de câncer de mama no mundo ( 2,3 milhões de casos novos – 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres estimados em 2020 (1), ele é também a causa mais freqüente de mort

bottom of page